A fragilidade dos bebês nas primeiras semanas, requer cuidado e muita atenção.
Os cuidados vão desde os ambientes que freqüentam, mudanças climáticas e lugares poluídos. Ao nascer o bebê deixa um ambiente confortável e protegido, que é a barriga da mãe e parte para um ambiente, em que para sobreviver necessita buscar pelo próprio esforço uma melhor condição. 
Sua rotina é agora chorar, dormir, mamar, ganhar carinho e sujar as fraldinhas, que a mamãe carinhosamente troca frequentemente para melhor conforto, e não correr o risco de assaduras.
O choro é a voz do bebê, se ele chorar esteja certa que poderá estar com fome, dor ou algum desconforto. 
Mas isso é uma prática natural de toda mãe, conhecer ou sentir o que o filho precisa naquele momento. Quanto ao sono, há bebês que são mais agitados, sonos mais curtinhos e outros que parecem dormir como anjos. O importante é que durma em um lugar tranqüilo, silencioso e confortável. 
Amamentar, esse gesto é uma verdadeira prova de amor. Nos primeiros dias após o nascimento, sai uma secreção amarelada chamada colostro, que deverá ser oferecida ao bebê. 
O leite materno aparecerá em poucos dias e será o alimento saudável, completo que o protegerá de infecções e defesa do organismo. Deve-se no mínimo, amamentá-lo até o sexto mês. Depois de cada mamada o bebê deverá ficar em posição vertical, apoiando com as mãos suas costas até que arrote e assim fique mais confortável. Matéria produzida pela educadora e colaboradora do C&Cia, M.H. |