Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Anel de Noivado
Que pedra voce deve escolher?

Pedra Preciosa é um nome dado a certas gemas que dependem do tempo e contexto cultural em que é utilizada. Este nome refere-se à raridade da gema e da dificuldade de ser trabalhada. As cinco gemas seguintes frequentemente foram consideradas como pedras preciosas:

O diamante, transparente, azul pálido, branco;
A esmeralda, transparente, verde escuro;
A opala, transparente ou não,  cor variável;
O rubi, transparente, vermelho claro escarlate;
A safira, transparente, azul claro à médio.
 


Atenção, a opala não faz parte das "pedras preciosas". As únicas pedras preciosas são as quatros gemas seguintes: o rubi, a esmeralda, a safira e o diamante.
 
   

 

As outras pedras também delicadas, anteriormente, chamadas semipreciosas são outras pedras transparentes, como água-marinha; existe uma terceira categoria de pedras chamadas decorativas como: a Cornalina, a Turquesa, a Malaquita, a Azurita, o Âmbar.

No Egito as jóias no sentido lato do termo, objeto de adorno com as gemas, simbolizam proteção e são usadas em pontos vulneráveis do corpo. A jóia enobrece e embeleza, assegurando igualmente uma proteção do homem.

Os Etruscos (pertencentes à Etrúria, antiga região da Itália) trabalhavam com ouro as gemas como ninguém, ainda hoje há técnica que eles usavam que são desconhecidas.

A  raridade das pedras, a sua durabilidade, o fascínio enigmático das gemas, as cores e os jogos de luzes das mesmas, atravessaram séculos e inspiraram crenças quanto à sua origem sobrenatural e aos seus poderes mágicos.

Tal como as flores, as pedras também têm uma linguagem própria.

Cada pedra tem um significado:

 

O RUBI é sinônimo de amor e pureza, mais adaptável às mulheres morenas, mas é escolhida sobretudo pela sua tonalidade e forma.

   

 

A ESMERALDA é a cor da esperança, tinha outrora a fama de afugentar o diabo. Símbolo de vida sob  todas as formas. Hoje, simboliza a proteção do casamento. 

   

 

A SAFIRA, simboliza a  mãe, a terra e a sabedoria. Símbolo da imortalidade e da castidade. Embora menos conhecidas, existem em tonalidades amarelo, rosa ou verde mas, as mais conhecidas e mais procuradas continuam a ser as azuis.

   

  

O DIAMANTE, simboliza pureza e fidelidade. Por detrás desta pedra preciosa esconde-se o mais duro dos minerais da natureza. Esta pedra promete a harmonia no  casamento, por isso é tão utilizada em anéis de noivado.

   

Os  anéis  de  noivado  são  objetos de investigações particulares, pois são anéis para a vida toda. Simbolizam o caráter único do acontecimento, devem ser perpétuos e nunca sairem de moda.

Hoje em dia nota-se uma tendência da  personalização também das jóias. Elas devem ter muito a ver com quem vai usá-las, atualmente as jóias são menos volumosas, mais sensuais e fáceis de usar.

Artigo pesquisado por colaboradora do C&Cia.


          

 Jantar Romântico no Dia dos Namorados
 Jantar do Dia dos Namorados
 Nonagenários voltam a se casar...
 Como escolher as bebidas para a Ceia de Ano Novo
 Traje a Rigor (Black Tie)

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia


Calígrafos e Convites

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia