Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Dicas para receber convidados em datas especiais

Tipos de recepção:

Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)

Informais (serviço à americana, à brasileira)

Serviço à francesa
 
Em matéria de etiqueta à mesa é o mais refinado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço as precauções dobradas, tudo tem que certinho. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas), sempre começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida outras as mulheres, por último o anfitrião. Apresenta a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
 

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente nos pratos.
 

Serviço à americana

Serviço a americana é quando o prato é servido "montado" (pronto/empratado), na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. O salienta este serviço é a apresentação dos alimentos dipostos no prato, que tendem a obedecer uma harmonia de cores, texturas e sabores para garantir que vai agradar não somente aos olhos do comensal, como também, o seu paladar. Os pratos, já montados em sua apresentação final são servidos pela esquerda do comensal, e retirados pela direita, aplicando-se o mesmo aos serviços para o pão e aos outros pratos que compõem o menu, e a direita são servidas e retiradas as bebidas e sobremesas.
 

Serviço à brasileira

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o carinho e atenção de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.
 
 
Buffet 

  

Disposição básica para montar a mesa de um Buffet.

 


O serviço de Buffet  deverá estar servido quando os convidados começarem a se servir e à vontade. Uma outra  mesa deverá estar revestida de uma toalha e com um enfeite no centro, e mais os copos e bebidas para os comensais se servirem e sentarem.

Tipos de alimentos classificados por grupos: 

1 - Aperitivos: azeitonas, canapês, talos de aipo, biscoitos salgados, amendoim torrado castanha de cajú, cubinhos de queijo, camarão frito, frios fatiados.

2 - Tira Gosto: croquetes, empadas, sanduíches, quibe, coxinhas de galinha, bolinho de bacalhau, salsichão, linguiça, torresmo, minipizza, batata frita, mandioca frita.

3 - Entradas: frios sortidos, mousses salgadas, coquetel de camarão, coquetel de lagosta, casquinhas de siri, salada de maionese, melão com presunto, caviar.

4 - Sopas: caldo frio ou quente, creme de legumes, creme de tomate, creme de ervilha, creme de palmito, sopa de beterreba, sopa de aspargo.

5 - 1º Prato: peixe, bacalhau, camarão, lagosta, mariscos, siri, codornas, frango, pato, peru.

6 - 2º Prato: carne assada, grelhados, vitela, bifes empanados, strogonoff de carne, pernil, bistecas, lombinho de porco, coelho. carneiro,

7 - Guarnições: arroz, batata, farofa, polenta, legumes, saladas cozidas, saladas cruas, banana frita, batata frita.

8 - Prato Único: feijoada, mocotó, bacalhoada, macarronada, churrasco, galeto, pastas, pizza.

9 - Sobremesas: frutas, cremes de frutas, sorvete, gelatina, compotas, mousse doce, pudim, torta.

 

Se voce ainda quer saber mais, veja abaixo que composições ficarão harmoniosas.

Tabelas de composição possiveis:

Almoço ao Ar Livre: 1 - 6 – 9

Almoço Formal: 1 - 3 - 5 - 6 – 9

Almoço Informal: 4 - 5 - 9  ou  3 - 6 - 9  ou  1 - 8 – 9

Buffet: 2 - 3 - 5 - 8 - 9

Ceia: 4 - 2  ou  5 - 9  ou  4 - 3 - 9  ou  6 – 9

Chopinho com Amigos: 1 – 2

Coquetel Simples: 1

Coquetel Semi-Formal: 2 – 3

Coquetel Formal: 2 - 3 - 5 - 6 – 9

Jantar Simples: 1 - 3 - 6 – 9

Jantar Semi-Formal: 1 - 3 - 4 - 5 - 6 - 9     ou    1 - 3 - 4 - 5 – 9

Jantar Formal: 1- 3 - 4 - 5 - 6 - 9

 

Matéria produzida por A. Casanova



          

 Conselho de um Velho Apaixonado
 Relacionamento Amoroso
 Canção dos Homens
 Canção das Mulheres
 Caviar - como servir

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes