Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Etiqueta num Restaurante Japonês

O conhecimento dos costumes de cada povo, ter elegância à mesa e seguir a etiqueta é sempre bom. Algumas formalidades japonesas se tornaram menos exigentes em nosso país, mas lembrar e executar os bons costumes à mesa é primordial.

Algumas gafes são menos notadas em refeições informais, como: usar talheres e entrar de sapatos no tatami (tapete feito de palha de arroz, que são usados em salas especiais em restaurantes japoneses), tomar missoshiru (sopa de soja) com colher, fatiar os sushis ou gesticular com o hashi na mão. Se a regra for respeitar a tradição japonesa, evitar as gafes para não atrair olhares curiosos.
 
Dicas:

A toalhinha - é para limpar as mãos, trazem logo que os clientes chegam à mesa. Depois de esterilizar as mãos, colocar a mesma sobre a mesa novamente, sem dobrá-la. Na estação do inverno as toalhas devem ser quentes e na estação do verão, geladas.


Ordem dos pratos - numa refeição simples a ordem exata não existe para degustação dos alimentos. Geralmente os japoneses começam pelo sashimi ou uma entrada leve. Também não é errado em começar com  uma entrada quente antes do sashimi. Para acompanhar a refeição é ideal escolher o chá verde.






Os Molhos - os molhos devem ser utilizados somente com peixe cru. No caso do sushi, deve-se mergulhar a parte do peixe no shoyu e não a parte do arroz. Os bons restaurantes fazem os sushis no tamanho certo para ser facilmente degustado. Lembrar de colocar o molho no pratinho próprio. O wasabi ou raiz-forte não deve ser diluído no shoyu e somente ser colocado sobre os peixes com a ponta do hashi.


Os Palitinhos - jamais gesticular com o hashi nas mãos apontando para qualquer lado. O modo certo de pegar o hashi é sempre do meio para cima e nunca na parte inferior porque dificulta o movimento, sempre na posição horizontal. O hashi deve ficar paralelo ao corpo sobre a mesa e apoiado no suporte próprio. Se não houver apoiador, improvisar um dobrando a própria embalagem do hashi. Os sushis e espetinhos podem ser degustados com as mãos é admitido.


Os temakis - são sempre degustados com a mão. Primeiro dobrar a pontinha do cone e colocar só um pouco shoyu.


Sopas e caldos - o missoshiro é consumido levando o recipiente com as duas mãos até a boca. No caso do lamen e do udon, que possuem ingredientes sólidos como o tofu, usar os hashis para auxiliar. O caldo do lamen pode ser tomado com uma colher própria, que já vem junto com o prato.


O Saquê - o massu é aquele recipiente quadrado usado para o saquê frio e o tyoko é o recipiente para o saquê quente. Que  devem ser segurados com as duas mãos. Quando  o massu vier acompanhado por um pires, levar à boca somente o massu.


Matéria enviada por colaboradora do C&Cia.



          

 Conselho de um Velho Apaixonado
 Relacionamento Amoroso
 Canção dos Homens
 Canção das Mulheres
 Caviar - como servir

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites