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Ansiedade antes do Casamento

Todas as noivas, mesmo aquelas mais “zen”, antes ou depois se deparam com a ansiedade do casamento.

Nesse momento, o cansaço, a irritabilidade, as crises de choro começam a ser mais frequentes. Pesquisamos para você, 3 exercícios para controlar essa ansiedade.

 

O turbilhão de preparativos, mil decisões a tomar, a quantidade de coisas a fazer, gastos e mais gastos, o medo de errar, a sensação de não ser capaz de executar algumas tarefas, a frustração meteorológica (e se chover!!!!!). Todos estes sentimentos e ações bastam para justificar a ansiedade da noiva (não que os noivos sejam imunes!!!).

Os sintomas são clássicos: pouca capacidade de concentração, aceleração do batimento cardíaco, cefalea ou enxaqueca, cansaço, irritabilidade, crises de choro ou pânico. Fiquem tranquilas, é normal.

O casamento é um “stress” mesmo, cientificamente provado e situado no nível 50 da escala do estresse (que vai de 0 a 100) de Holmes e Rahe, os psiquiatras inglese que estudaram a incidência de um evento estressante na vida das pessoas. O casamento estressa mais que uma gravidez (nivel 40).

Admitido o estresse, necessitamos agora controlá-lo para que isso não estrague um dos momentos mais lindo da sua vida. Uma psicoterapeuta, Fabia Schoss, especialista em técnicas de relaxamento comenta: a ansiedade dos preparativos do casamento pode ser controlada com exercícios muito simples que fazem efeito se repetidos com frequência.

Siga, agora as técnicas de relaxamento para manter a calma enquanto em volta de voce reina o caos:

 

Exercício 1

Deitada na cama, olhos fechados, corpo relaxado, coloque toda atenção na respiração: sinta o ar que entra e sai, entra e sai, entra e sai. Se os pensamento vêem à mente, deixe-os vir e depois ir, não tente interrompê-los

Tempo mínimo: 5 minutos. Início pela manhã, aos primeiros sintomas de ansiedade.

 


Exercício 2

Deitada na cama, estenda os braços e pernas com os pés esticados para fora, estique, alongando bem os músculos e mantenha o alongamento por 10 segundos e depois relaxe. Repita outras vezes.

 

Tempo minimo: 3 - 4 minutos. Início pela manhã, de preferência logo após o exercício 1

 

Exercício 3

Deitada na cama ou na banheira, olhos fechados, deseje a você mesma o melhor. Repita frases como: “que tudo corra bem, que eu possa estar bem, que eu possa me aceitar assim como sou, que eu possa me amar, que eu possa amar os outros, que eu possa estar livre dos medos, que eu possa chegar à cerimônia da melhor forma, que eu possa confiar em mim mesma”. O último desejo será: “que eu possa ser feliz e que nós possamos ser felizes”.

 

Tempo minimo: 5 minutos. Início à noite, principalmente na noite que antecede o casamento.

 

O último conselho da psicoterapeuta é para você não ser escrava do relógio durante os exercícios. Adquira um pequeno “timer” e programe os minutos.

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