Tudo para voce decidir sobre o seu convite
Fixada a data do casamento, o local da cerimônia e da recepção (se houver), e efetuada a lista de convidados, é necessário pensar nos convites, que geralmente deverão ser expedidos ou entregues em mãos cerca de um a dois meses antes da data do casamento. Juntamente com o convite, deverão ser confeccionados também: • os bilhetes indicando o local da recepção, em caso de não ser extendida à totalidade dos convidados • os bilhetes de agradecimento a serem enviados no retorno da lua de mel, a todos os convidados que enviaram um presente. Para a escolha do estilo do convite, do material e do enunciado existem várias opções, das clássicas e tradicionais às mais criativas e originais Quando encomendar os convites Para que você esteja segura de ter os convites à disposição no tempo necessário para endereçá-los e entregá-los, os mesmos devem ser encomendados pelo menos três meses antes do casamento. O endereçamento deverá sempre ser escrito à mão, com boa caligrafia e preferivelmente com uma caneta tinteiro cuja tinta seja da mesma cor das letras do convite. Alternativamente, poderá ser contratado o serviços de um calígrafo profissional.

Como escolher os convites Aqui não existe uma regra precisa, mas é necessário que esteja em harmonia com o tom da cerimônia e o estilo dos noivos. Clássico: formato de folha dupla ou cartão simplres, geralmente em papel branco ou marfim, escrito em preto ou cinza. Ecológico: em papel reciclado e fechado com pétalas de flores ou folhas. Antigo: em papel pergaminho natural com bordas douradas ou prateadas. Romantico: com guirlandas de flores na borda do convite e corações serigrafados. Moderno: em formato estilizados, coloridos Humosrístico: também coloridos, com imagens, fotos ou caricaturas dos noivos O que escrever nos convites Geralmente o convite contém os nomes dos pais da família da noiva à esquerda e do noivo à direita, na parte superior. No centro irá os nomes dos noivos e logo abaixo a data, horário, local (igreja ou outro local) e a cidade. Abaixo à esquerda o endereço dos pais da noiva e à direita o endereço do noivo. Ainda não é muito usado no Brasil, mas ao centro poderá ser colocado o endereço onde os noivos irão habitar. No cartãozinho da recepção, a noiva e o noivo anunciam onde receberão os cumprimentos. Na parte inferior do cartãozinho, deverá constar as siglas R.S.V.P. (Répondez S'il Vous Plaît) para prévia confirmação dos convidados à recepção. Caso o local da recepção seja fora da cidade, poderá ser impresso um mapa com indicações do local.
A quem enviar os convites
A parentes distantes, amigos que se frequentam pouco, ex amigos de escola, colegas de trabalho, também dos pais dos noivos, vizinhos de residência e conhecidos, os noivos podem limitar-se a enviar os convites somente; aos parentes e amigos próximos, dos quais os noivos querem a participação na recepção, deverão ser enviados o cartãozinho anexo ao convite. Quando enviar os convites
É muito importante respeitar o tempo para envio dos convites. Um convite recebido com atraso poderá causar má impressão. Logo, fique de olho no calendário. Pais e Padrinhos deverão receber com dois meses de antecedência. Parente e amigos que moram distante deverão receber com pelo menos um mês e meio de antecedência, para terem tempo de se organizarem para a viagem. Os convidados que residem na mesma cidade deverão receber comum mês de antecedência.

Como enviar os convites Para os pais e padrinho, os convites deverão ser entregues em mãos pelos noivos. Para os demais, amigos e parentes mais próximos tambem é aconselhado os noivos enviarem pessoalmente. Somente em caso de casamentos clássicos, os pais se encarregarão de entregar os convites participando a união de seus filhos. É permitido enviá-los também pelo correio em casos distantes, porém, vale sempre a opção da confirmação do recebimento através de um telefonema ou envio de telegrama. Os jovens atualmente usam também a opção de envio via email, prática e eficiente, desde que os convidados compartilhem dessa ferramenta. Veja também : Como fazer seu convite de Casamento Materia produzida por Sandra M. , colaboradora do C&Cia. |