Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Véu da noiva

O véu dá um ar de mistério para a noiva no dia do seu casamento.

Descubra através de dicas e detalhes sobre o véu para as nossas noivas que querem saber mais sobre esse importante acessório, qual o ideal para você e seu estilo de casamento!


O véu dá um ar de mistério para a noiva no dia do seu casamento.

Escolhendo o Véu de Noiva Ideal

O Tecido

O véu da noiva geralmente é confeccionado em tule ou renda. O tule é um tecido mais leve e sua transparência é ideal para não esconder o traje da noiva e sua leveza permitir a visualizar a delicadeza do vestido.  A renda é mais pesada, mas apresenta um ar mais nobre, podendo ter apliques como strass, cristal ou miçangas, que proporcionam brilhos e harmonia a renda.

O Comprimento

O véu quanto ao seu comprimento deve levar em consideração o modelo do vestido, formato de rosto da noiva, altura, horário do casamento e até mesmo o tamanho da igreja, pois um véu muito comprido fica em desarmonia com uma igreja pequena. Ate mesmo a formalidade influencia no comprimento do véu, pois quanto mais formal for o casamento, maior o comprimento do véu. 

 Curtos  Longos

Véus curtos permitem a noiva um visual mais leve, menos seriedade e muito charme. São indicados casamentos informais ou semi formais, casamentos durante o dia. Combina com cerimônias ao ar livre como em jardins, campo ou chácaras.

Na altura dos ombros – Pode ser usado com quase todos os tipos de vestidos. Seu volume pode ter apenas uma camada de tule ou mais volumoso com duas ou três camadas.

Cotovelo – Seu tamanho coincide com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas há quem diga que não combina com vestido de cauda.

Ponta do dedo – O véu é um pouco mais longo que a ponta do dedo da noiva. Pode ser usado com todos os tipos de vestidos, exceto com os vestidos acima do tornozelo. Também pode ser considerado como véu médio: que vai até a cintura e pode ou não ser usado com vestido de cauda.

Véus longos ou muito longos são extremamente sofisticados, ficando permitidos apenas para cerimônias noturnas, formais ou ultra formais. O longo pede um vestido e um estilo mais formal. Normalmente é usado após às 20 horas e em ambientes fechados. Pode ter de 2,50 até 5m, maior que isto é desnecessário além de incomodar a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.

Véu catedral – É o véu que se arrasta pelo chão. Também são véus formais e clássicos, usados com vestidos de calda longa. O comprimento deste tipo de véu geralmente ultrapassa o comprimento da calda do vestido em no mínimo 12cm. Jamais deve ser usado em casamento casual, como em jardim ou  praia.

Dica: Se optar por um véu de catedral, use várias camadas, para durante a recepção retirar a camada mais comprida e ficar mais à vontade.


Formato do rosto

Face oval - este tipo de face é o tipo mais simétrico, e pode usar o que melhor lhe agradar, desde que combine com o vestido.

Face muito redonda - combina com um véu que caia ao longo dos lados da face, pois ajuda a afiná-la.

Face quadrada - necessita ser suavizada com um véu mais longo, em vez de curto.

Face oval mais comprida - pode ser complementada com véus em cascata, adornados com tiaras, ou com uma coroa de flores, ou de cristais.

Face triangular (tipo coração) -  precisa aumentar a parte inferior da face usando véus que pendam da parte anterior da cabeça, pois o volume aparecerá pela parte de trás da cabeça enfatizando o queixo.

Descobrindo seu tipo de face:

Existem dois tipos de faces, as  arredondadas (ovais e redondas); e as mais angulares ( faces em retângulo ou em triângulo). Para saber qual seu tipo de face: na frente do espelho com o cabelo preso,  com um lápis dos olhos desenhe o contorno da sua face no espelho, depois é só analisar. 


Tipo físico

Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque

Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento

Não se usa véu em segundo casamento, assim como noivas grávidas não devem usar véu. Porém mesmo estando nessas situações a noiva é quem decide o que vai ou não usar no dia de seu casamento. 

Cores e enfeites

A cor do véu deve combinar com o vestido. Se o vestido for branco não use um véu marfim, pois mesmo que a diferença pareça pequena, o contraste sempre aparece.

Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu. E se o véu tiver enfeites no véu devem combinar com os detalhes do vestido, por exemplo vestido decorado com pérolas, o véu  não pode ter strass e sim pérolas.

Se o vestido for muito ornamentado, use um véu simples. A ornamentação do véu não deve nunca terminar no local onde o seu vestido tem mais ornamentação, deve terminar abaixo da ornamentação do vestido, ou acima desta.

Os enfeites podem ser detalhes de bordados no véu ou com algum acabamento nas bordas: filetes especiais (cetim, sutache dourado, prata), bordado com pérolas ou miçangas. O enfeite do véu pode acompanhar o desenho do vestido fica perfeito.  O acabamento nas bordas pode ser um discreto bordado ou uma camada de aplicação mais larga.

O Penteado

Como o véu esta em destaque o penteado deve ser escolhido como um suporte para o véu. Ainda assim alguns cabeleireiros conseguem fazer lindos penteados para combinar com o véu, assim o penteado dever decidido assim que o véu for escolhido. Para isso leve consigo o véu para que seu cabeleireiro encontre a melhor combinação pois mudar o local onde o véu é aplicado na cabeça pode fazer muita diferença. Os véus presos abaixo do penteado ficam lindos. Ainda mais quando o penteado merece destaque. Véu e cabelo solto deve-se ter cuidado, o véu deve ser o mais simples possível. Muita gente defende que noivas devem usar cabelos presos, mas cabelo preso não é regra, pois os cabelos soltos ficam bem com véus mais leves, que podem ser retirados após a cerimônia.

Véu preso abaixo do penteado com coroa também fica muito bonito.

Se o véu for pesado, ou comprido, ande um pouco com ele para ver se acostuma e se sente confortável.

Véu da mãe

Usar um véu antigo, que pertenceu à mãe, é uma opção interessante, mas cuidado com em tentar mudar a cor original, mandando branqueá-lo ou tingi-lo; isso poderá estragá-lo. Neste caso o véu não precisara ter exatamente a mesma cor do vestido. Todos perceberão seu modelo e cor peculiar.

Véus destacáveis são ideais para serem retirados após a cerimônia do casamento e a noiva ficar mais a vontade na recepção.


Véu e espelho

Não se esqueça de se ver num espelho de 360º; coloque o vestido e o véu e observe como fica de todos os ângulos, e não só pela frente.


Cuidados com o véu

Para guardar o véu, deixe-o em bolsa, caixa ou saco fechado, mantendo-o em lugar fresco longe do sol longe de umidade. Observar se não há traças ou goteiras no local. Cuidado para que nenhum descuidado ponha peso em cima! Portanto o local mais indicado para guarda-lo ainda é no alto do armário!

Mantenha-o fechado, evite ficar mostrando aos curiosos e só retire quando for mesmo necessário.

Tendência Atual para os Véus

Uma tendência observada na escolha de véus atualmente são os véus mais leves, independente do comprimento. O véu é acessório fundamental para construir um belo visual de noiva. Os longos, sempre clássicos e chiques, ganham versões minimalistas, confeccionados em uma única camada e permitindo bordados e apliques em harmonia com o vestido. São indicados para cerimônias em igrejas grandes, após às 18h, e não devem ultrapassar os quatro metros de comprimento. Já os casamentos realizados pela manhã e à tarde, ou em capelas pequenas, pedem véu mais curto, com o máximo de dois metros e meio de comprimento. Para usar véu o  cabelo deve estar preso. É muito mais elegante e adequado à composição.

Leia também:

Essa série de matérias servirá para facilitar a escolha dos seus acessórios. Confira:

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Buquês de Noiva Pequenos
 Vestido de Noiva e Pérolas
 Flor de Lapela - Traje do Noivo
 Vestido de Noiva e o Tecido de Renda
 Penteados de Noivas com Tranças

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Calígrafos e Convites


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia