Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Namoro

A escolha do namoro.

Nos tempos dos casamentos arranjados, não existia o namoro. Ao alcançar uma certa idade a mocinha passava automaticamente de noiva “prometida” a esposa. Não havia opção de escolha.

Até o final dos anos 50, o lugar de namoro era o sofá ou o portão, sob o olhar vigilante da mãe que de vez em quando vinha espionar para ver se os dois não estavam “fazendo o que não deviam”. Havia, também, o irmãozinho mais novo que ficava “segurando vela” por todo lado aonde iam. Sexo antes de casamento era uma atitude condenada.

Hoje, o namoro marca o começo da convivência entre as famílias e dos amigos de ambos. Os mais jovens quase sempre passeiam juntos, freqüentando os mesmos locais de lazer, os mesmos barzinhos da moda, etc.

Os “Namorados” estão sendo submetidos ao crivo social dos parentes e amigos que formal ou informalmente nem sempre aprovam a relação.

A grande virada no comportamento dos namorados se deu nos anos 60. Um dos grandes motivos dessa verdadeira revolução social de deu com a criação da pílula anticoncepcional.

Conhecer sexualmente o outro, antes do casamento, passou a ser mais freqüente, e isso fez com que as fronteiras entre namoro, noivado e casamento ficassem menos definidas.

Não existem “responsabilidades” definidas entre namorados e noivos, noivado e casamento confundem-se e a situação é ainda mais nebulosa quando os dois moram juntos.

Objetivamente, restaram apenas duas grandes categorias de “separação”: os casais que vivem juntos e os casais que tem um relacionamento fixo, porém vivem em casas diferentes.

O namoro é intimo, pessoal e intransferível. Não há festas, não há anéis de noivado, não há pedidos oficiais.

É simplesmente um compromisso a dois. E esse é o ponto mais importante e a característica mais bonita do namoro: ele é fruto de uma escolha.

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Casamento e Casamentos preparativos e deveres
 A Festa de Casamento
 Buquê de Orquídeas para Noiva
 Flores para o Casamento
 Convites de Casamento Gay

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Lista de Presentes


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia