Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Noivado Festa e Celebração

O especial período de preparação.

Hoje em dia não há nenhuma regra rígida para a formalização de um noivado. Há casais que ficam noivos secretamente e, depois apenas comunicam o acontecimento à família.

Muitos casais sonham com essa fase romântica, com a festa de noivado, o pedido formal, aliança, presentes e famílias reunidas. Outros casais se casam sem passar pelo noivado, às vezes por sentirem que o namoro já englobou esta fase de maior conhecimento recíproco e convivência.

Os noivos devem usar o anel de noivado no anular da mão esquerda até o dia do casamento, antes de ir para o cartório ou a igreja, devem passá-lo para mão direita e, depois do casamento, se quiser, pode voltar a usá-lo na mão esquerda.

  


Desde o século XIII, a aliança de noivado é usada no anular da mão direita e passa para a mão esquerda, após a cerimônia, já com a data do casamento gravada.

Não há nenhuma tradição que obrigue a noiva a presentear o noivo por ocasião do noivado, talvez porque, antigamente, muitas vezes ela não sabia que ia ficar noiva.

Mas ela pode presenteá-lo de acordo com sua personalidade: um relógio, um estojo para toalete, um porta-retratos para o seu escritório, enfim, a escolha deve basear-se em sua sensibilidade.

 Um noivado deveria, teoricamente, durar pelo menos seis meses, que é o prazo razoável para todos os preparativos para o casamento, mas, é claro que não existem datas e prazos pré-definidos.

Se decidirem por uma festa de noivado caberá aos parentes da noiva preparar uma recepção ou jantar.

Em geral os convidados são apenas os familiares e os íntimos das duas famílias, nesse caso também, varia de cada casal, pois nada impede que a festa de noivado seja grande.

Os noivos muito religiosos podem procurar por um padre, pastor ou um representante da igreja que freqüenta, para pedir a benção para o seu noivado, mas também não há nenhuma tradição a respeito.

Se você for convidado para uma festa de noivado, não precisa levar presente. Uma sugestão do C&Cia é que os convidados mandem entregar flores ou arranjos com um cartão de felicitações para o casal na manhã da realização da festa.

Os noivos devem se vestir de acordo com a ocasião e o horário da festa.

As participações de noivado podem ser feitas por telefone, se for convidar para a festa, ou anunciando o noivado ao encontrar os amigos e parentes. Para os mais distantes, pode ser enviada uma carta breve.

É interessante que o casal abra uma conta de poupança conjunta, para fazer frente às muitas despesas que virão com o casamento: as festas, a montagem da casa, a lua-de-mel.



Veja Também: Curtindo o Noivado - Lista de Presentes - Lista de Convidados - Despedida de solteira

                       Anel de Noivado   -  Anel   -  Fotos de Anéis   -  Noivado e Organização


Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Casamento e Casamentos preparativos e deveres
 A Festa de Casamento
 Buquê de Orquídeas para Noiva
 Flores para o Casamento
 Convites de Casamento Gay

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia


Calígrafos e Convites

Lista de Presentes