Um casamento gay poderia ser tratado como qualquer outro "casamento tradicional". A princípio, não há detalhes adicionais e considerações que precisam ser esclarecidos antes de planejar a cerimônia e recepção.  Selecionamos alguns pontos fundamentais para que você comece bem o planejamento de seu casamento. Veja a seguir algumas etapas: 1. Decidir sobre que tipo de cerimônia e recepção que o casal quer. 2. Descobrir quem vai pagar a maioria dos gastos do casamento, o próprio casal ou algum dos familiares (pais, por exemplo) ou padrinhos e amigos próximos. 3. Decidir se vocês querem uma cerimônia-festa de casamento e sobre quem vai entregar as alianças. 4. Conversar sobre os interesses comuns, temas ou tradições que vocês gostariam no dia do casamento. 5. Escolher a data do casamento.

6. Discutir que tipo de cerimônia e que tipo de ritual (cerimonial) poderia ser realizado. Também, debater sobre quem poderia oficializar, mesmo que de forma especial, a união e se algum tipo de orientação sexual é necessária durante a cerimônia.
7. Estabelecer o traje do casal, das testemunhas e convidados. 8. Reservar um local de encontro, florista, DJ, fotógrafo, buffet e outros serviços que o casal possa querer. 9. Criar uma lista de convidados de todas as pessoas que o casal gostaria de ter presentes em seu casamento. 10. Enviar os convites. Confira outras matérias sobre Casamentos Gays:
Casamento Gay no Mundo - Parte 1
Casamento Gay no Mundo - Parte 2 Casamento Gay Casamento Gay na America do Sul
Musicas para Casamento Gay |