Situada no Vale Central, ao pé da Cordilheira dos Andes a leste e limitado pela Cordiheira da Costa a oeste, Santiago é uma cidade moderna e arrojada, com arranha-céus modernos, ruas limpas e os maravilhosos Andes como pano de fundo, se destaca como uma das mais impressionantes capitais da América Latina.A circulação a pé, de carro ou metrô, é muito fácil. Por ser o Chile um país estreito, é possível num mesmo dia sair de Santiago, esquiar na Cordilheira (próximo da capital há montanhas para serem escaladas) e mais tarde estar na praia. 
O clima é frio e chuvoso no inverno, com neve nas partes mais altas e temperatura em torno de 0º no inverno, e quente e seco no verão quando a temperatura pode atingir 35º.
Desfrutem da linda vista da cidade e dos Andes, pelas caminhadas nos charmosos bairros boêmios de Bellavista e Parque Forestal, e para comer frutos do mar frescos acompanhados de um belo vinho. Na periferia de Santiago há vinícolas que mantêm programas de visitas com direito a degustação e acompanhamento de guias especializados. Os principais pontos turísticos são: 
- Palácio de la Moneda, foi construído em 1805. Uma de suas atrações é a Troca da Guarda Presidencial, cerimônia realizada de segunda feira a sábado. Visitar no seu interior o Centro Cultural Palacio La Moneda.
- Cerro San Cristoban, subir até o topo de funicular (elevadores que sobem os morros na diagonal - bondinhos) para ver a linda vista da cidade, e descer de teleférico. - Mercado Central, aberto de 7h às 20h, é uma boa opção para conhecer restaurantes especializados em peixes e frutos do mar e perfeito para quem quer entrar na rotina desta cidade. - Plaza de Armas, Catedral de Santiago, Museu Belas Artes, Cerro Santa Lucia, La Chasconda (sede da Fundação Pablo Neruda, que foi a residência do famoso poeta chileno). Não deixem de fazer o passeio do Trem do Vinho: 
A saída do Trem do Vinho está localidade em San Francisco rumo à cidade de Santa Cruz com degustação a bordo, tábua de queijos e acompanhamento de um sommelier. Os passageiros são recebidos por um grupo folclórico que apresenta a dança típica chilena, a “Cueca”, depois visitam um vinhedo Premium com degustação de vinhos e a seguir o Almoço Premium no restaurante do Hotel Santa Cruz. Após o almoço visitam com guia o interesante Museu de Colchagua. Á tarde voltam de ônibus com destino a Santiago.
Também é possível ir e voltar no mesmo dia para o litoral: 
- Um dia para Valparaiso onde há vários funiculares, um pequeno centro histórico e o porto, e aproveite o mesmo dia para ir a Viña del Mar onde há um antigo porto e se encontram ótimos restaurantes, não deixar de conhecer a praia de Reñaca ao norte.
- Um dia para Algarrobo que é uma pequena praia com um pequeno píer. Levar agasalhos, mesmo que seja calor em Santiago, há uma corrente costeira que deixa o clima das praias muito frio e com vento gelado. Atrevam a colocar os pés no gelado Pacífico.
Matéria produzida pela equipe do C&Cia. |