Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Batizado presentes e Padrinhos

Gostaria de dicas sobre batizado (lembrancinhas, traje do bebê, presente que os padrinhos devem ofertar ao afilhado(a), etc.). A cerimônia será em  uma 6ª feira às 20 horas, provávelmente final de fevereiro.

Abraços a toda Equipe.
 Eliane

 

Resposta elaborada pela equipe de consultoria do C&Cia.

 O batismo é uma ocasião muito especial para famílias católicas. Todo o ritual que envolve esse acontecimento tem significado muito importante, nem sempre conhecido, pelos participantes, por isso sua duvida é de extrema importância pois mostra o quanto você é uma madrinha interessada e consciente de seu papel na vida do seu afilhado. Por trás de cada gesto nessa cerimônia há um importante significado como a água que é jogada sobre a testa da criança da água, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; purificada e da vela, que é a luz da fé; a veste branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está recebendo o batismo.

A vestimenta mais tradicional em batizados é o Mandrião - vestido comprido, feito em cambraia e bordado a mão - seu comprimento pode chegar a um metro, ultrapassando os pés do bebê. Tanto meninos quanto meninas podem usar o mandrião, parece um tipo de camisolão comprido. Era muito usado antigamente no dia do batizado. Existem vários tipos e modelos, seguem alguns exemplos: mandrião em cambraia com pregas no ombro te bordado a mão, em fustão com casinha de abelha, em piquet com uma prega macho e acabamento de gripir podendo ou não usar uma toquinha. Escolha tecidos que não incomodem, pois a criança ficará o dia inteiro com a roupa. Os de algodão, cambraia, fustão e piquet são os mais adequados.

A tradição recomenda que o mandrião deve ser dado pela madrinha. Se existe a  tradição do uso de um certo mandrião que passa de geraçao em geração a madrinha  pode dar a roupa que será usada após a cerimônia.

Atualmente as mães preferem batizar seus filhos com roupas mais simples e confortáveis: as meninas podem usar vestidos brancos bordados com calcinha bordada e os meninos podem usar jardineiras com camisa ou conjuntos em linha ou algodão. Se, por acaso, os pais quiserem colocar outra cor na roupa da criança, o padre usará uma toalha branca por cima dela", para manter a tradição da pureza da cor branca.  Os acessórios mais usados na cerimônia do batismo são a toalha em cambraia, "touquinha" e xale.

Quanto ao traje da mãe e da madrinha por ficarem grande parte do tempo cuidando do bebê, o modelo deve ser confortável e permitir movimento. Como a cerimônia é religiosa deve-se evitar decotes exagerados e comprimentos muito curtos.

 

Locais onde podem ser encontrados MANDRIOES

Atelier Adriane Kuchkarian - www.atelieradrika.com.br

- Rua Orobó, 646 - Alto de Pinheiros - Cep. 05466 -030 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3022.4206

Loja Luiza Bebê - www.luizabebe.com.br

- Rua Rita Joano de Souza, 165 - Campo Belo - Cep. 04601- 060 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5044-2091/ 5531-7991

 

PROTOCOLO DO BATISMO

Embora pouco conhecido e pouco usado, existe um protocolo para o batizado católico, quando este é realizado em uma igreja. Muito embora quase não se veja mais batizados individuais, estes acontecem e devem seguir um ritual. Os pais escolhem os padrinhos e não se deve recusar esse convite.

O bebê deve entrar na igreja iniciando o cortejo. Ele vem no colo de uma das avós ou de uma tia. Logo atrás vem os padrinhos, os pais e demais membros da família.

Os presentes ofertados ao bebê são os clássicos, podendo ser um broche pequeno, uma correntinha ou mesmo uma pulseira de ouro. Também são usados copos de prata  com o nome, colheres de prata, chocalhos, anjinhos, álbuns de fotografias e etc.    

Sugestões  de lembranças com o tema de batizado: fotos do bebe impressas em papel fotográfico,  podem ser embaladas em celofane transparente. Ima de geladeira com a foto, nome do bebe e data de nascimento; bebezinho em bisquit com data do dia do batizado. Cartões tradicionais com mensagens ou versículos, nome da criança e data do batismo.

 Vejam as matérias:

Batizado e Batismo 

Batizado e o presente para a criança   

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.



          

 Bodas de Diamante
 Tapete de Cerimônia Religiosa de Casamento
 Cerimônia de Casamento e Homenagens
 Qual é o cálculo para servir Vodka numa Recepção de Casamento?
 Tudo sobre Casamento pela Manhã

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia