Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Significado das Pedras Preciosas e Semi-Preciosas

Voce tem curiosidade sobre a energia das pedras?

 

Diamante ( solidez e durabilidade )

        

É a pedra mais resistente de todas as pedras preciosas, a qual somente pode ser rompida com um outro diamante. É a mais brilhante, a gema de maior valor, pode trazer muita sorte seja nas tarefas, seja no prazer. É o símbolo do domínio, da jóia, da luz, do amor e do sucesso material. Dado como presente de noivado indica inocência e virtude e é tido como um amuleto para quem o usa. Associado à monarquia e ao conceito de poder, o Diamante sempre foi objeto de desejo dos povos antigos e teve importante papel na história da civilização como símbolo de prestígio.

 

Esmeralda ( esperança e procura do conhecimento )

        

Gema brilhante, de cor verde, era tida em grande consideração desde os tempos antigos pela sua beleza, seu valor e pelos benefícios que traz a que a usa. Símbolo da primavera, da renascença e da esperança, encoraja ao interesse por viagens e a busca de conhecimento. Era muito apreciada pela propriedade atribuída pelos Romanos que acreditavam que a Esmeralda denunciasse a maldade e que perdesse o esplendor na presença da mentira e da traição. Traz sucesso, intelecto, capacidade inventiva e habilidade na escrita.

 


Ágata ( coragem, tranquilidade, sinceridade e riqueza )

      

É uma pedra luminosa com vários tons esfumaçantes de cor, que mudam de acordo com a presença de numerosos aspéctos, dessa forma muito parecidos entre si. A Ágata é uma variedade do quartzo transparente de maior dureza que o aço e sempre tida com grande consideração pelos medievais. Os antigos acreditavam que quem a portasse seria querido dos demais e que queimando-la, seria uma forma de afastar os conflitos. Também, para os antigos quem a tivesse seria considerado um amigo, com vida longa, saúde, felicidade, eloquência e amabilidade. É o símbolo da tranquilidade, da coragem e da riqueza. Um amuleto que protege da inveja e das doenças.

 

Pérola ( saúde, força, ação e paixão )

        

É uma jóia prata/avermelhada brilhante de notáveis poderes, de pequenas proporções, mas mais preciosa que um diamante do mesmo tamanho. A sua cor ardente simboliza a saúde, a força, a ação e a paixão. No Oriente por vários séculos acreditou-se que a Pérola fosse capaz de trazer amizade, boa sorte nos assuntos controvérsios, nas disputas, na guerra. Era considerada a rainha entre as pedras preciosas. Traz a paz e protege as pessoas dos perigos, encoraja reconciliações e afasta os maus presságios, promove a tranquilidade e o bom humor.

 

Rubi (moderação e personalidade)

    

Com seus numerosos tons esfumaçantes, o Rubi harmoniza perfeitamente com a personalidade de quem a usa, simbolizando a moderação. Tem o poder de trazer amizades, aumentando a felicidade conjugal. Acredita-se que afasta a dissolução, traz amabilidade, protege dos diversos venenos, das picadas de insetos, evitando-se infecções. No campo profissional, pode ser de grande auxílio e abrir portas para o sucesso. Os Romanos acreditavam que o Rubi  trazia coragem e ao mesmo tempo temor.

 

Safira ( talismã do amor e da união perfeita )

    

Pedra tipicamente azul e consistente. Ainda existem Safiras brancas e a preciosíssima Estrela que apresenta no centro um reflexo em forma de estrela de seis pontas. Desde os tempos remotos era considerada a mais espiritual das gemas com significado místico. Se narra que a pedra onde foram escritos os Dez Mandamentos era de Safira. É o símboloda bondade e um poderoso talismã para o amor, assegurando casamentos felizes, duradouros, uniões perfeitas, protegendo da inveja e trazendo graça divina.

 

Opala ( fidelidade, união feliz, amor sincero )

        
       


Gema luminosa que contém as cores do arco íris. Nos tempos medievais se dizia que curava doenças dos olhos e trazia uma visão perfeita.Também os Gregos acreditavam que a Opala trazia capacidade de fazer profecias e de prever o futuro. A Opala muda de cor e luminosidade de acordo com a temperatura e umidade. Traz uma energia positiva no dia a dia, aumenta a fidelidade, conduz ao sucesso e favorece a vida matrimonial.

 

Topázio ( inteligência, durabilidade )

       
       

O nome Topázio provavelmente vem das Ilhas Topázios no Mar Vermelho, onde a pedra foi descoberta pela primeira vez. Geralmente de uma bela cor, quente, muitas vezes dourada, é símbolo da integridade, fidelidade, de extrema gentileza e triunfo. Era considerada pelos antigos uma espécie de remédio para várias doenças e um protetor da morte acidental. Acredita-se que aumenta a inteligência e benevolencia. Os Indus profetizavam que a pedra rendia uma vida longa, trazia bons sonhos, lealdade da parte dos amigos e fidelidade conjugal.

 

Turqueza  ( harmonia, segurança e coragem )

      

Uma gema opaca que tem a cor do céu e é símbolo da generosidade, sinceridade e afeto. Os antigos usavam a Turqueza durante os rituais mágicos. Sempre foi considerada um amuleto de fidelidade, mesmo pensando-se que somente fosse válido de recebida como um presente. Como outras gemas, nos tempso medievais dizia-se que afastava a melancolia, prevenisse e curasse a malária, dores de cabeça, distúrbios cardiológicos e que reconciliava os inimigos. Muito apreciada pelos turcos, origem do seu nome, e tida como porta sorte. Traz harmonia, segurança, coragem ao seus legítimos proprietários.

 

Onix ( lealdade, fidelidade, posse )

      


Uma pedra muito antiga, usada desde os tempos pré-históricos como um ornamento. Os representantes da Igreja e de Governo usaram na antiguidade. É uma gema luminosa, rica de significados históricos, que quando usada rende uma atração, traz confiança, emana simpatia e favorece o sucesso nas atividades políticas. Muito apreciada como troca de lembrança em despedidas. Dizia-se que traz lealdade, fidelidade, boa reputação e sucesso contra os adversários. Na Pérsia, ainda é usada como talismã contra as forças da natureza, furacões, terremotos e mantém afastados os inimigos, trazendo bom humor.

 

Ametista ( amor profundo, felicidade, riqueza )

       

Seu nome vem da Mitologia Grega, segundo a qual a Ametista, que era uma bela Ninfa, concedeu proteção a Diana contra o assédio de Bacco, o qual a transformou numa pedra preciosa. Bacco, arrependido, concedeu a pedra a cor púrpura, sua predileta o poder de proteger seus portadores das intoxicações. Por séculos foi considerada um remédio contra embriaguez, trazendo coragem e paz interior. Simboliza o amor profundo, felicidade e riqueza. Promove a auto disciplina e agilidade de pensamento. A doce influência da Ametista e sua cor, pode ser rendida a todos os signos do Zodíaco.

 

Água Marinha  ( felicidade, tranquilidade e saúde )

      

Também chamara e Berilo, de cor verde-azulada, foi considerada o símbolo da pureza. Consagrada ao Deus Netuno, é um talismã dos marinheiros e dos viajantes do mar. Acreditava-se que era uma pedra de extrema sensibilidade, e portanto a ser presenteada à noiva pelo noivo no dia do casamento, com a convicção que suas almas seriam unidas e seu amor resguardado. Símbolo também da constante felicidade, tranquilidade, saúde, esperança e juventude. Os Romanos acreditavam que a Água Marinha fosse uma fonte de inspiração a quem a usasse e que também curasse mal de estômago, fígado, garganta. Também ligada a fenômenos psíquicos e paranormais. Traz harmonia ao casamento, aumenta a coragem, sabedoria e o talento musical de quem a usa.

 

Artigo produzido pela colaboradora do C&Cia, Sandra M.


          

 Casamento Cancelado
 Um século atrás, um vestido de noiva custava US$ 18.50!
 Noivado do Príncipe William
 Vestidos de Noiva de Ouro
 Grandes Eventos Desportivos em 2010

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia