Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Lenço dos Namorados

O Lenço dos Namorados é um componente fundamental da arte e da cultura popular portuguesa. O Lenço dos Namorados apresenta-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças de algumas regiões portuguesas, em idade de casar.

Constituído por um quadrado de linho, ou de algodão, que a jovem bordadeira bordava a seu gosto, o lenço dos namorados fazia parte do traje típico feminino, mas tinha outra função a desempenhar: a conquista, pela moça do jovem por quem se apaixonara. Não há muito tempo ainda, que toda a rapariga Minhota (da região de Minho) começava muito cedo a bordar.

   

A rapariga, em idade para casar, começava a bordar o seu lenço quando os olhos teimavam em fugir-lhe para o jovem que no seu intímo já escolhera e dando liberdade aos sentimentos mais intímos, com erros de ortografia, mas que pouco importava para quem o recebia. Nos lenços evidenciavam-se valores como a fidelidade, o amor, a dedicação, a amizade e fazia-o chegar ao rapaz pretendido. Se o mesmo, no domingo seguinte, o usasse no seu terno, era sinal que o seu amor seria correspondido...

Alguns desenhos “obrigatórios”, nesta linguagem secreta:a rosa quer dizer mulher,o coração é amor,os lírios simbolizam a virgindade,os cravos vermelhos são sinônimo de provocação,e os pombinhos significam os namorados como não podia deixar de ser. Uma pequena idéia destes sinais de amor, pois são muitos mais.

Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar.Noslenços eram bordados versos,que lembraria a amada distante, além de vários desenhos com simbologias próprias. A  introdução de testemunhos de acontecimentos marcantes em determinadas épocas, com destaque para a emigração para o BRASIL no ínicio do século passado, foram fatos que enriqueceram ainda mais o componente cultural do “Lenço dos Namorados".


   

Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o usaria em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.   

Julga-se que a origem dos lenços de namorados remonta aos trajes das senhoras nobres dos séculos XVII e XVIII, a partir dos quais foram adaptados pelas mulheres do povo; adquiriram, assim, expressões de maior simplicidade ao nível das técnicas e materiais utilizados na sua elaboração, com o fim de conquistar o seu namorado. Esta moda generalizou-se a todo o país e manteve expressão até aos nossos dias, com maior relevo no Minho, no Algarve e nos Açores.

   

O linho foi parcialmente substituído pelo algodão, o que deu origem aos chamados "lenços da tropa" que se vendiam nas feiras; o bordado a ponto de cruz foi parcialmente substituído pelo ponto corrido ou ponto cheio, de cadeia e canutilho, de mais fácil execução e até as cores foram alteradas.

O preto e o vermelho foram substituídos por uma grande variedade de cores que vieram introduzir uma enorme riqueza cromática. Os motivos bordados eram de grande diversidade, ao gosto de cada bordadeira que recorria a símbolos religiosos, corações e chaves, borboletas, par de namorados e outros. Quanto aos textos, estes podiam assumir a forma de palavras soltas, frases ou quadras. Neles, a sua autora, de uma forma mais ou menos explícita, assumia os seus sentimentos pelo rapaz que, se estivesse interessado no namoro, iria usar o lenço ao pescoço ou no bolso do terno.

Para quem nunca viu esses “lenços de namorados” é preciso aprender a lê-los porque não se sabe onde começa e onde acaba a quadra, mas é uma prova de amor incontestável.


          

 Casamento Cancelado
 Um século atrás, um vestido de noiva custava US$ 18.50!
 Noivado do Príncipe William
 Vestidos de Noiva de Ouro
 Grandes Eventos Desportivos em 2010

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites