Quem nunca viu uma barbeiragem no trânsito e fez questão de ultrapassar o tal carro só para ver a cara do motorista? E quando é uma mulher que está ao volante, há quem não perca a chance de justificar com uma piadinha. Mas, de acordo com especialistas, há motivos científicos para rever o (pré) conceito, ainda polêmico, da suposta falta de habilidade delas ao volante. Segundo César Ades, do Instituto de Neurociência e Comportamento da USP, há diferenças entre os cérebros feminino e masculino que podem, sim, influenciar na desenvoltura ao volante. Mas estas não são definitivas. "Dificuldade de orientação é um exemplo. No entanto, o treino leva à rapidez de raciocínio e o desempenho pode ser o mesmo para ambos os sexos." Outro argumento é cultural. Para Denise Castro, professora de neurologia da PUC-SP, é esperado que a mulher tenha menos habilidade e experiência. "Por isso é mais fácil encontrar mulheres que até fazem piadas do que consideram falta de talento." Há ainda as que têm desempenho superior ao masculino. É o caso da piloto e instrutora de pilotagem Helena Deyama. "Sempre me interessei pelo universo automotivo. O que percebo é a falta de informação e medo de algumas motoristas." Para o neurologista Gerson Ballester, a diferença está no estilo de guiar, que é uma questão cultural. "Para eles, dirigir é conquistar o mundo. Para elas, é tê-lo consigo." Elas se perdem facilmente: MITO O homem se esforça para mostrar que consegue chegar sozinho a locais desconhecidos. A mulher não se incomoda em pedir auxílio. Elas não têm dificuldade de orientação. Elas sofrem de cegueira noturna: MITO A dificuldade feminina de enxergar bem os obstáculos à noite não é comprovada cientificamente e não faz com que as mulheres deixem de guiar quando há pouca luz . E tem mais: "Acidentes à noite são geralmente causados por homens. Elas costumam redobrar a atenção", explica Sebastião, da Porto Seguro. Elas fogem de vagas difíceis: MITO Homens e mulheres sempre vão optar pela facilidade. Nada tem a ver com o suposto campo de visão inferior ou dificuldade espacial. Dificulade com alertas do painel: VERDADE "Elas costumam ter menos familiaridade com o carro desde a infância, além de vê-lo mais como finalidade, explica o especialista em clínicas automotivas Gerard Muro. "A exigência é que os alertas no painel sejam claros e indiquem o que fazer em caso de problemas." Mais lentas: VERDADE Por isso, elas até se envolvem mais em colisões, mas com menor gravidade. "Cerca de 30% dos acidentes provocados por homens levam à indenização integral", explica Marcelo Sebastião, diretor de Automóvel da Porto Seguro. São estilos de direção diferentes, mais e menos arrojados. Viviane Biondo - Jornal do Carro / fonte: Estadão Matéria enviada por colaboradora do C&Cia. |