Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Caricaturistas para registro de festas e eventos

A caricatura é um retrato cômico de uma pessoa salientando seus traços peculiares e marcantes, e a arte da caricatura consiste em retratar uma pessoa ou objeto de forma bem-humorada, não necessariamente pejorativa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa, também pode realçar os defeitos da mais bela modelo ou tornar simpático um cara feio e mal-humorado.

E está se tornando cada vez mais comum a prática de caricaturas em festas por todo Brasil. Empresários, donos de bares, de boates, de locais de eventos estão adotando esse recurso de fazer caricaturas ao vivo para divertir seus clientes, e mais ainda: os mesmos acabam levando uma recordação para casa do estabelecimento, que vão demorar para esquecer, pois alguns fazem até mesmo um quadro com a caricatura.

 

Eventos

E a variedade de eventos em que este recurso divertido está sendo utilizado é cada vez maior. Feiras ligadas a crianças, ou até mesmo o inverso, quando o assunto é muito maçante, são espalhados caricaturistas com pranchetas e um figurino específico (geralmente eles usam uma boina no estilo francês) que o fazem serem facilmente identificados. Geralmente eles usam um papel timbrado do evento, que é levado pelos visitantes. Dependendo do evento, fazem fila para terem sua caricatura feita pelo desenhista.

Outra novidade é inserir esses caricaturistas em festas mais fechadas, como em barzinhos ou em danceterias. Passado um certo tempo, o local começa a ficar entediante, e a presença de um caricaturista, que pode até fazer o desenho de uma mesa e de uma turma toda, de acordo com a solicitação.

Uma lembrança mais divertida ainda será a caricatura feita durante a festa de aniversário de 15 anos de uma melhor amiga. Propositalmente é feito um papel timbrado com o nome da aniversariante e a data, e os convidados ficam com aquela recordação pra sempre.

O mesmo também pode ser feito durante festas de casamento: o papel traz o nome dos noivos, a data do casamento, e o convidado fica com aquela recordação, tanto do momento quanto da festa.

E os caricaturistas estão cada vez mais versáteis. Podem ir até mesmo a sua casa, caso você de uma reunião fechada e queira divertir os convidados. E a intervenção de um caricaturista não custa muito: uma presença de 2 horas pode sair em torno de módicos R$ 200,00.

 

André Marangoni

O cartunista André Marangoni é um exemplo disso. Começou seus primeiros rabiscos aos 4 anos de idade, quando ainda usava a fachada de uma porta como lousa. "Desde que me entendo por gente, sempre rabisquei. Às vezes copiava os desenhos das revistas de histórias em quadrinhos", lembra André. "Desenhava na escola também. A partir disso concluí que levava jeito pra coisa".

Na opinião do cartunista, a arte de desenhar não pode ser entendida como dom, mas sim como uma habilidade que pode ser aperfeiçoada. Entretanto, é fato que, para conseguir transformar uma crítica, por exemplo, política, em desenho, é preciso mais do que habilidade.

Apesar de ter começado a desenhar ainda quando criança, André conta que cogitou a possibilidade de transformar seu passatempo em profissão muito tempo depois. "Quando eu tinha 26 anos vi que era hora de aprimorar meu traço e aprender algumas técnicas. Foi então que fiz meu primeiro curso de desenho e caricatura."

Até então André ainda não pensava em seguir carreira como desenhista. Em 2004 começou a fazer tirinhas para A Tribuna Piracicabana e a partir de então intensificou a prática de desenho. Mas foi só em 2006 que realmente pensou em fazer disso uma profissão estável.

Há quem pense que desenhistas não devem ser considerados um trabalhador como outro qualquer. Ainda existem pessoas que não sabem valorizar a arte e, pior que isso, não levam a sério esse tipo de trabalho. "É comum acharem que o que meu trabalho é uma brincadeira e que o cartunista não tem o direito de cobrar pelo seu serviço ou por suas obras. Com quadros, esculturas, músicas o direito autoral é respeitado. Por que haveria de ser diferente com o cartoon?", comenta André.

 

André Marangoni – cartunista

Tel: (19) 9133.7079

Blog: http://crabjelly.zip.net

 

Máquina de Comunicação – Assessoria de Imprensa do cartunista André Marangoni

Rua Luis Rodrigues de Moraes, 189 – sala 33 - Piracicaba - SP

Tel: (19) 3422.7096

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Jornalista responsável:

Stevan Lekitsch – MTB 36.017 – SP

Zamir Junior - assistente

Matéria enviada por Zamir Junior.


          

 Casamento Cancelado
 Um século atrás, um vestido de noiva custava US$ 18.50!
 Noivado do Príncipe William
 Vestidos de Noiva de Ouro
 Grandes Eventos Desportivos em 2010

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços

Calígrafos e Convites

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia