Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Tradições e Mitos do Casamento

Apresentamos algumas delas.

O casamento é um acontecimento cercado de tradições, simbolismos, superstições e misticismo.


O vestido branco:

A tradição teve início no século XIX, com a rainha Vitória, depois chegaram as variações de tons em champagne e marfim e , atualmente, renomados costureiros e estilistas inovam os vestidos das noivas com pedraria, bordados, cristais e utilizam-se de várias cores para confeccioná-los.

É interessante lembrar que a cor tradicional é o branco que significa pureza e inocência.



 

Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos:

A flor na lapela simboliza o afeto e o carinho da noiva.

 

Alianças de casamento:

Os  modelos de alianças lisas de ouro amarelo são as mais tradicionais e simboliza a união, amor, carinho e principalmente compromisso.

O uso de alianças tem origem no Egito antigo, onde os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade.

O uso no quarto dedo da mão esquerda se deve à crença dos egípcios de que uma veia passa nesse dedo e vai direto ao coração.

 

Chuva de arroz:

O arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade. As pétalas de flores também são usadas para homenagear os noivos.


 

Jogar o buquê:

Jogar o buquê significa  compartilhar a felicidade do casal  com os amigos. “Os gregos e romanos usavam antigamente alho e ervas ou grãos no buquê, pois acreditavam que afastava os maus espíritos e garantia um casamento próspero”.


 

 

Noivinhos no topo do bolo:

As miniaturas dos noivos ou caricaturas sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história, como se conheceram, uma cena engraçada ou profissão dos dois. São muitas sugestões.

 

Bem-casados:

O bem-casado é símbolo da união e da elegância. Feito normalmente com pão-de-ló e recheado com diversos sabores (o mais tradicional é o recheio de doce-de-leite), o doce é coberto por uma calda caramelada.

O bem-casado virou lembrancinha de casamento e sua embalagem é cada vez mais luxuosa.



 

 

Carregar a noiva no colo:

Acredita-se que a noiva atrai azar se entrar no novo lar com o pé esquerdo. Sendo assim, para evitar esta onda de má sorte, o noivo carrega a amada no colo até dentro da casa.


 

Lua-de-mel:

Conta a lenda antiga que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna.

Atualmente, os noivos planejam uma viagem romântica para descansar, namorar e comemorar o início desta nova fase do relacionamento.
   


 

 

Véu da noiva:

O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores. 



 

Flores no caminho:

Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido. 


 

 

Aproveitem todas as tradições e superstições que mais combinarem com voces, elas só vão fazer seu momento ser mais especial e inesquecível.

 

Matéria produzida por M.H.

 
 
 

 Primeira Dança do Casal
 Corte do Bolo de Casamento
 Discursos e Brindes de Casamento
 Casamento - Brindes e Discursos
 Bolos de Casamento 2011 – Branco
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia


Anuncie no C&Cia