Viajar por esse tema é simplesmente deslumbrante!
História, aromas e sabores da Idade Média. Geralmente nessa época as noivas se casavam aos 19 anos e com noivos muito mais velhos que elas. 
As leis do casamento também tiveram início nesse período, onde nenhum pai, poderia entregar sua filha ao noivo, antes da bênção do sacerdote e somente no século XVI é que realmente essa lei ficou oficializada, através do Concílio de Trento. Os trajes:
Na Idade Média as noivas tinham seus vestidos na cor azul, símbolo tradicional da pureza, porém lhes era permitido confeccioná-lo em outras cores. Utilizavam como ornamentação, a flor de laranjeira, que por ser muito cara, esse privilégio ficava somente para os nobres. O Bolo:
O bolo de andares teve sua origem na Idade Média, era um costume que os convidados trouxessem pequenos bolos, que eram colocados um sobre o outro, e depois os noivos executavam um ritual, (beijo sobre o bolo) para trazer sorte e prosperidade. A cerimônia e festa da nobreza:
Eram realizadas em castelos, com comida e bebida farta e muitas diversões. A cerimônia e festa dos camponeses: 
Eram celebrados na casa dos pais da noiva, onde toda aldeia se reunia para festejar a felicidade dos noivos. A comemoração do casamento, independente da classe social , era um grande acontecimento onde um banquete com até seis tipos de pratos diferentes, eram servidos aos convidados. Sugestões para o cardápio:
Carne de faisão, javali, peixe ou peru, arroz, batata e castanhas. Sobremesa ; servir o bolo da noiva e frutas frescas, que serão degustadas ao som de muita música adequadas ao tema. Felicidades!!! Materia produzida por M.H. colaboradora do C&Cia. |