Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Casamento Cigano

Se voce quer saber como se fazem os casamentos ciganos o C&Cia ajuda.

No Brasil existem dois grandes grupos de ciganos: o Rom e o Calom, donos de uma cultura própria e rica. As suas tradições são de acordo com os sub-grupos a que pertencem.

O grupo Rom é encontrado no mundo todo, são considerados ciganos tradicionais. Os do grupo Calom (originários da Espanha), muitos deles emigraram para a América e um grande número encontra-se no Brasil , diferenciam-se pela cultura, aspecto físico e dialeto.
                              
A língua cigana chama-se (romani) da família indu-européia, fazendo parte do grupo de língua neo-indianas.  


O Casamento

Segundo o costume, as meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento, acordo feito pelos pais.

O casamento é a tradição mais preservada e representa a continuidade da raça, exatamente por esse motivo,a união com não ciganos não é permitida e, se ocorrer, a pessoa é excluída do grupo.

Não é permitido nenhum tipo de intimidade antes do casamento, são três dias de comemoração, nos dois primeiros, os noivos ficam separados atendendo os convidados, somente na terceira noite é que podem ficar sós pela primeira vez.

Os giganos são radicais quanto à preservação da virgindade, a noiva deve comprovar através da mancha de sangue no lençol que é mostrada a todos no dia seguinte. Caso não seja virgem, poderá ser devolvida aos pais, que deverão indenizar os pais do noivo.

No casamento cigano, a família do noivo é responsável pelo pagamento da noiva, do vestido branco, do vestido vermelho e todas as despesas da organização e do enxoval.

Geralmente a festas ocorrem em tendas especialmente preparadas, onde oferecem uma farta refeição, bebidas e muita música e dança.


Curiosidade

No casamento são usados os mesmos símbolos do noivado: os dois punhais, o lenço vermelho, vinho, pão, sal e uma taça de cristal.

O vinho é para garantir a alegria permanente do casal, o pão e o sal representam a união, a taça de cristal é para que a harmonia se mantenha presente e o punhal serve para a comunhão do sangue.

 

 

Materia produzida por pesquisa de M.H. colaboradora do C&Cia.                 

 
 
 

 Primeira Dança do Casal
 Corte do Bolo de Casamento
 Discursos e Brindes de Casamento
 Casamento - Brindes e Discursos
 Bolos de Casamento 2011 – Branco
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia


Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes