Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Como entrar na Igreja
por Renata Guimarães

Muitas noivas tem nos escrito com dúvidas a respeito da entrada na igreja e acompanhamento, em casos diferenciados, por isso decidimos dar uma atenção especial e ajudar nossas noivas a tirarem de letra mais esse motivo que poderia gerar crise extra para nossas leitoras.

A vida tem muitas intercorrências e não é raro filhos de pais separados ou que um dos pais tenham falecido, terem dúvidas do procedimento quanto aos preparativos de casamento. A situação parece ser complicada, mas é neste momento que se entende a necessidade do cerimonial, com regras e dicas que facilitam em muito a situação dos noivos. Não é preciso quebrar a cabeça tentando criar soluções adequadas, quando já existe para isso um guia, com muitas respostas prontas para os noivos.

Em situações como estas, de separação, falecimento, pais que não se dão bem, há opções a serem usadas, mas antes delas é preciso que os noivos entendam que:

Para aqueles que são filhos de pais separados, ou falecidos, todos os de seu meio social, amigos, parentes e colegas, sabem dessa dificuldade e são solidários.  Por isso, na ausência do pai, entrar com um irmão, avô ou tio mais chegado é como estar com alguém que tem essa importância afetiva na vida da noiva, e com certeza a pessoa convidada se sentirá honrada com isso.

O mesmo acontece com o noivo quando a mãe é falecida, ele pode entrar com irmã, tia, avó, ou mesmo uma amiga que tenha significado de orientação para sua vida.

Também há a opção da noiva entrar sozinha. E o noivo já pode esperar na frente caso não queira entrar com ninguém, isso tudo será sempre aceito pelos convidados!

No caso de falecimento do pai do noivo, ou mãe da noiva:

Quando um dos dois é falecido, orienta-se para que o pai ou mãe viúvos sejam acompanhados por alguém da família, importante ao noivo ou noiva e que tenham consideração para tal.

Separação:

O casamento deve ser um momento onde mesmo que os pais não tenham mais vínculos matrimoniais, devem estar ligados pelo elo ainda presente: o filho ou filha. Por conta disso, o casamento deve acontecer ao menos na entrada e no altar como unidade familiar em função do filho. Ainda que tenham constituído nova família, em respeito aos noivos este casal se une novamente. Brigas e desentendimentos devem ser esquecidos e o amor que une os noivos serve como base de perdão para o dia mais feliz de suas vidas!

No caso de separação e os pais estarem brigados:

Para se evitar esse tipo de saia justa, sugere-se, em último caso, quando não se consegue trégua, que os pais fiquem sentados nos bancos da frente separados. Outra opção, a mãe da noiva que já entrou com o cortejo fica na frente acompanhada com o filho ou parente, sendo que o pai após entrar com a noiva, se sente no banco da frente.

Padrastos que insistem em acompanhar a mãe da noiva: só devem permanecer no altar se a noiva assim o desejar. É bom saber, porém, que a igreja católica, sendo contra a separação, não permite acompanhamento de padrasto no altar, certifique-se disso para evitar problemas.

Quando um dos noivos tem o pai ausente e foi criado por padrasto: neste momento deve se lembrar que a palavra final, mesmo havendo um cerimonial é o noivo e noiva quem decidem o que deve ser feito nesse momento. Evitem dúvidas, sabendo que o casal deve decidir o que pretende para suas vidas e comecem a praticar isso já no altar. Portanto se a noiva, não teve a figura do pai presente em sua vida, não deve no dia de seu casamento se sentir obrigada a homenageá-lo. E se ela tem uma outra figura que fez o papel de pai, em sua vida, portanto neste caso, a vontade da noiva prevalece!

Quando a noiva quer entrar com o pai e a mãe: isso é possível, desde que o corredor da igreja seja largo para evitar um andar descompassado e apertado.

Veja como as dúvidas de entradas são comuns:

Mãe pode acompanhar a filha na entrada da igreja?

veja: Mãe acompanhando filha

O que fazer com Padrasto e Madrasta no altar?

veja: Padrasto e Madastra

Quem entra com o pai do noivo e a mãe da noiva?

veja: Quem entra com...

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Casamento, Casamentos, Casais, Familia, Filhos tudo no C&Cia
 Casamentos e Casamento com cerimônias temáticas
 Manual dos Noivos 2011
 Decoração para Bodas de Ouro de Casamento
 Casamento Real

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia