Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Igreja ou Templo
Escrito por Renata Guimarães   

Se você mora num lugar com muitas opções, leia nossas dicas.

Escolhendo a igreja dos seus sonhos!

Na preparação do casamento um dos muitos detalhes a ser cuidadosamente estudado é a escolha do local de casamento.

O casamento religioso, geralmente é feito em igrejas, embora atualmente seja mais fácil realizar cerimônias religiosas em locais como chácaras ou buffets.

Para a escolha da igreja é necessário alguns cuidados especiais e atenção a detalhes para evitar deslizes como faltar lugar para os convidados, ou locais de difícil acesso. Observar luminosidade, acústica etc

A maioria dos casais escolhe a igreja por alguma afinidade com ela, como por exemplo: igreja onde um dos noivos foi batizado, ou que frequentaram ou que a família freqüenta. Outros já escolhem igrejas pela sua beleza e nome, existem algumas igrejas tradicionalmente escolhidas para casamento por que pessoas famosas casaram ali, ou porque são consideradas elegantes e chiques e quem casa nesta igreja também o é.

Não deixe para escolher ou reservar a igreja para a última hora, pois pode correr o risco de ter surpresas e ela já ter todos os dias tomados! Além do que para se colocar o endereço no convite esses detalhes já têm que estar decididos.

 

Tamanho  da igreja:

O primeiro cuidado que o casal deve ter é analisar a lista de convidados e escolher uma igreja/capela que acomode todos confortavelmente. Mesmo perguntando ao zelador da igreja, certifique-se quantas pessoas cabem num banco e multiplique pelo numero total de bancos. É essencial saber a capacidade da igreja (número de pessoas sentadas)  e o numero de convidados. Imagine escolher uma capela onde metade da turma tenha que ficar em pé, num casamento que dure 1 hora! Haja músculos...

Veja se há galeria  que possam receber convidados, ou conter os músicos.

Se possível, encarregue alguém da família ou assessor de casamento para ir acomodando os convidados nos bancos de forma mais adequada, as vezes sobram locais vazios na frente, mas os mais tímidos e atrasados vão se colocando no fim, tendo alguém para acomodá-los sentem-se mais a vontade para se sentarem na frente.

 

Do altar:

Observar o tamanho do altar e se receberá de forma adequada os padrinhos e pais de noivos, se for pequeno e se quiser realmente essa igreja, será necessário diminuir o número de padrinhos. Já pensou todo mundo lá em cima espremidos?

 

Localização:

Verificar a localização da igreja, se é bem conhecida, em local de fácil acesso, ou se esta distante. Se for em local não muito conhecido, certifique-se que as pessoas aprendam ou se necessário imprima mapas para os de fora. Ver se há opções de estacionamento e se o local é seguro, se houver necessidade de segurança, contrate alguém para olhar os carros e assim evitar más notícias em dia de festa!

Observar se a igreja é próxima ao local do buffet, algumas igrejas possuem salão de festas e fica mais pratico e conta fazer tudo ai mesmo.

 

Iluminação:

Em relação ao espaço propriamente dito, igrejas ou capelas que são escuras devem ser usadas em cerimônias à noite. Se a cerimônia for durante o dia, é importante verificar a luminosidade para que a luz, ajude na decoração e forme um ambiente mais aconchegante. Se achar que a igreja é muito escura veja a possibilidade de iluminação extra.

 

Decoração:

Estejam atentos ao tamanho da igreja, pois quanto maior a igreja, maior a necessidades de arranjos, para assim evitar que fique vazia ou com impressão de pobreza nos enfeites. Mesmo a tendência atual, sendo a  volta de arranjos simples,  evite a impressão de vazio. Na tendência simples dê preferência a flores, sem folhagens, até mesmo presos aos bancos. O uso de material mais clean está em alta, como colunas de vidro, e muita, muita luz indireta como as luminárias de parafina altas, que são indicadas para casamentos à noite ou igrejas com pouca luz. Lembre-se sempre disso: a luz é a decoração mais importante na cerimônia, mais eficaz e não corre nunca o risco de mau gosto!

 

Acústica:

Para casamentos onde haverá a presença de musica ao vivo é imprescindível uma boa acústica. Para verificar acústica é preciso que os músicos a serem contratados ou algum amigo musico verifique isso para que façam os testes adequados e se encarreguem de melhorá-la caso  não seja boa. Aproveite a sua presença para ver onde ficarão dispostos no dia do casamento

 

Normas da igreja:

Antes de reservar a igreja certifique-se das normas das igrejas para casamentos. Algumas são muito criteriosas, com regras para decoração, fotógrafos e corais e até mesmo com relação a roupa da noiva, não permitindo decotes ou modelo tomara que caia! Por isso esteja ciente das normas antes de fechar  o local.

 

Previsão Orçamentária:

Estejam atentos e preparados para o seguinte, algumas igrejas cobram taxa dos noivos, outras vão além e somente alguns decoradores podem decorar a igreja e na eventualidade ou insistência dos noivos em contratarem outro decorador, verifiquem se há alguma taxa que o profissional deva pagar à igreja (isso acontece também em salões de festas). Ver se o preço é mantido, ou precisa pagar com antecedência para segurar o dia.

Para economizar, procure entrar em contato com noivos que se casarão no mesmo dia, antes ou depois de seu casamento para que possam dividir as despesas e assim economizarem com isso, pois qualquer economia será bem vindo para todos!

 

Evitar:

- Igreja grande para poucos convidados, ou igreja pequena para muitos convidados.

- Contratar igreja sem conhecer o local. Vá pessoalmente e de preferência com o noivo, converse com o zelador sobre os detalhes da igreja, que mereçam ser conhecidos.

- Deixar para escolher igreja para depois, deve ser um dos primeiros itens da lista do casal! E para isso é preciso saber numero de pessoas, horário e dia!

- No caso de haver um casamento posterior ao seu, evite atrasos para não atrapalhar quem vem depois!

 

Observação: Muitos desses itens podem ser aplicados na escolha de outros locais para casamento como: chácaras, buffets, etc

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Casamento, Casamentos, Casais, Familia, Filhos tudo no C&Cia
 Casamentos e Casamento com cerimônias temáticas
 Manual dos Noivos 2011
 Decoração para Bodas de Ouro de Casamento
 Casamento Real

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia


Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia