Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Casamento Chinês

Para as famílias chinesas, manter as tradições faz parte do cerimonial do casamento.

Começando com as cores que compõe o traje dos noivos, vermelho (hong se), representando a alegria e sorte, e o dourado (jin se) representando a riqueza.



 

O ritual do dia se inicia com a visita do noivo à casa da noiva. Ele chega de fraque ou terno, em carro enfeitado com fitas nas cores vermelha e dourada, geralmente chega acompanhado por familiares e amigos.



 

Já a noiva serve em sua casa chá e sopa com bolinhos doces de arroz (tang yuan) aos convidados, que segundo a tradição chinesa simboliza vida tranqüila e harmoniosa.

Depois do chá, os noivos fazem um ritual de reverência aos antepassados e pedem a bênção dos pais pelo casamento.

Saindo da casa de seus pais, a noiva é conduzida até o carro cuidadosamente coberta por um guarda-sol (yang san), pois, segundo a tradição chinesa, a noiva não deve sair com a cabeça descoberta e  não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro.

Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.


A cerimônia

A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün.

É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo, em seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, exceto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.

 

A recepção


A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião.

O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima.

O cortar do bolo é o único evento da recepção.

Outro símbolo indispensável do tradicional casamento chinês é o envelope vermelho (hong bao), onde é colocado dinheiro, uma opção de presentear os noivos.


Outra curiosidade que envolve a noiva chinesa é que ela pode trocar de vestido por até três vezes.

O primeiro é o clássico branco.

 

Em seguida, ela veste um traje tradicional chamado qi pao, e, por fim, ela pode optar entre um vestido de festa ou encerrar a noite de branco.

 

Matéria produzida pela colaboradora, M.H.


          

 Casamento na Igreja
 Cerimonia de Casamento Indiano
 Cerimônia Católica
 Cerimonia de Casamento Japonês
 Casamento Coreano

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia


Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia